Com o objetivo de reunir estudantes e residentes de medicina para tratar sobre o cooperativismo na prática do trabalho médico e na atuação profissional, a Fencom promoveu o Med&co – Seminário para o futuro médico, no último dia 2 de março.
Segundo a Dra. Cáthia Rabelo, diretora presidente da Fencom, “a participação dos estudantes de medicina nesse seminário inicia um novo ciclo para a Fencom e para as cooperativas médicas. Esse evento é um projeto da diretoria da Fencom para propagar o cooperativismo médico como uma ferramenta extremamente importante para o novo médico. O seminário foi muito bem elaborado, com a participação efetiva de acadêmicos de medicina que criaram uma programação inovadora, que veio ao encontro dos nossos objetivos”.
O evento começou com uma relevante mensagem do nosso grande incentivador Dr. Ronaldo Scucato, presidente da Ocemg. Em seguida, Dr. Samuel Flam, vice-presidente da Ocemg, nos falou sobre a história do cooperativismo.
A primeira mesa de debates reuniu a experiência do Dr. Garibalde Mortoza Jr., diretor da Unimed-BH, e a juventude da Dra. Carol Mésseder, sobre o tema Me formei, e agora?
Na segunda mesa, Dr. Helton Freitas, presidente da Unimed Seguros e da Faculdade Unimed, apresentou um panorama do mercado de saúde e Dra. Cáthia Rabelo mostrou o funcionamento e a representatividade da Fencom, que congrega 37 cooperativas singulares por todo o país.
Dr. João Augusto Oliveira Fernandes falou sobre o Sicoob Credicom, nossa cooperativa de crédito, que é referência nacional, ressaltando a importância da educação financeira.
Para encerrar com chave de ouro, a palestra do Gustavo Ziller, pai, montanhista, apresentador do programa 7Cumes, 26º brasileiro a escalar o Everest, escritor e empreendedor, abriu novas perspectivas, emocionando a plateia.
“Todo movimento precisa de renovação e acredito que é isso que o Med&co representou para o cooperativismo. A oportunidade de vivenciar a troca de experiências entre grandes nomes do cooperativismo médico e acadêmicos de medicina foi única e muito importante, para as duas gerações. Espero que esse seja o primeiro de muitos outros encontros.”
Tereza Guimarães, acadêmica de medicina.
“Ter ajudado a organizar o Med&co foi a oportunidade de propagar um pouco do cooperativismo, um modelo de negócio que está tão presente na vida de um profissional de saúde em Belo Horizonte, mas poucos sabem sobre.”
Rafael Cunha, acadêmico de medicina.
> Para ver as fotos, clique aqui.
> Para conferir a gravação das palestras:
Abertura – clique aqui
Mesa 1 – clique aqui
Mesa 2 – clique aqui
Prêmios – clique aqui