O que é cibersegurança?
Ao fazermos uma compra on-line, compartilhamos informações pessoais, como endereço e dados do cartão de crédito.
Obviamente não queremos que elas caiam nas mãos de pessoas mal-intencionadas, não é mesmo?
Situação semelhante acontece com empresas — tanto públicas como privadas. Imagine uma instituição bancária, por exemplo, deixar vazar os dados dos clientes?
A cibersegurança vem para garantir que essas informações sejam acessadas apenas por pessoas autorizadas.
Mas, afinal de contas, o que é cibersegurança?
Trata-se de um conjunto de procedimentos usado para proteger sistemas, redes, programas, equipamentos e dados de invasões que podem causar algum tipo de dano a pessoas físicas e jurídicas.
Com a cibersegurança, é possível assegurar que informações sigilosas sejam resguardadas, evitando expô-las a ataques cibernéticos.
Por trás dessas invasões, geralmente há a intenção de acessar servidores, desvendar senhas, roubar dados e adulterar movimentações financeiras.
É importante mencionar neste tópico que é comum haver uma confusão entre cibersegurança e segurança da informação. Vamos matar essa charada?
A segurança é um processo e não um produto
Apesar de as aplicações e dispositivos de segurança, como o software antimalware e as firewalls, serem essenciais, não chega instalar essas ferramentas e ficar descansado. A segurança digital exige a implementação de um conjunto de práticas e processos ponderados. Estes incluem:
Cópias de segurança de dados – os dados importantes devem ser armazenados numa localização segura, e deverá ser capaz de restaurar uma cópia válida e testada desses dados, caso aconteça algum percalço.
Bons hábitos digitais – Não abra ligações ou anexos inesperados que possa receber por e-mail ou SMS, mesmo que pareçam ser provenientes de um remetente de confiança.
Mantenha o seu software atualizado – os sistemas operativos como o Windows, MacOS, iOS ou Android, bem como aplicações e browsers, devem ser atualizados com as correções e correções mais recentes do fabricante.
Utilizar palavras-passe seguras, exclusivas – as palavras-passe boas devem ter, pelo menos, 14 carateres, não devem ser palavras inglesas e não devem ser reutilizadas em múltiplas contas.
Utilize a Autenticação Multifator – Sempre que possível, tanto em casa como no trabalho, ative a autenticação multifator para manter as suas contas mais seguras.
Bloqueie os seus dispositivos – Certifique-se de que os seus dispositivos necessitam de uma palavra-passe, PIN ou autenticação biométrica, como um reconhecimento de impressão digital ou facial, para iniciar sessão. Os dispositivos perdidos ou roubados podem ser uma mina de ouro para os criminosos, caso consigam aceder facilmente aos dados a partir de um dispositivo desbloqueado.
Qual a importância da cibersegurança?
O tema tem ganhado cada vez mais importância tendo em vista o crescente número de ataques a pessoas e empresas de todos os portes, demonstrando a vulnerabilidade do mundo virtual, que conta com uma vasta rede de dados. A cibersegurança já é um dos principais temas da agenda de executivos e líderes em todo mundo.
Na era da Indústria 4.0 a cibersegurança é fundamental, já que tudo está conectado e, mais que nunca, é necessário desenvolver práticas e mecanismos capazes de eliminar e/ou reduzir riscos e falhas para se defender de hackers e criminosos virtuais.
E é preciso um conjunto de estratégias para atuar nos vários momentos da cadeia de valor, sendo capaz de prevenir, monitorar e defender as empresas, organizações governamentais e cidadãos contra os ataques à segurança cibernética.
Os ataques virtuais são realizados por diferentes motivos e mostram que qualquer um está suscetível a esses crimes digitais. Um hacker pode invadir uma rede com intenções que vão desde o ganho financeiro até o terrorismo de Estado. Algumas motivações que já foram identificadas em crimes cibernéticos são:
-
- Extorquir dinheiro por meio de ameaças de divulgação de dados confidenciais, o chamado sequestro de dados;
- Interromper processos produtivos ou comerciais, paralisando negócios e arranhando a reputação de empresas;
- Alterar ou destruir alguma informação de processos e de bancos de dados;
- Roubar dados do perfil, dos hábitos de consumo ou do histórico de saúde de pessoas;
- Objetivos políticos;
- Protesto;
- Gerar caos;
A pandemia do novo coronavírus provocou grandes mudanças na maneira de trabalhar em todo o mundo, com um incremento gigantesco do teletrabalho. Isso fez com que as empresas fossem estendidas à casa do colaborador ficando, assim, mais suscetíveis a ataques. É por isso que a segurança cibernética tornou-se uma necessidade básica em qualquer empresa.
Cibersegurança: o que é e por que sua empresa deve investir
Você conhece muitas empresas que operam totalmente off-line? Provavelmente não, afinal, estamos cada vez mais conectados, compartilhando informações pela Internet. E é aí que entra a importância da cibersegurança.
O que ela representa? Por que ela é tão necessária para pessoas e organizações? Como implementá-la? Qual é a relação dela com a LGPD?
Quer ficar por dentro de todos esses tópicos que envolvem a cibersegurança? Então, acompanhe a leitura!
Segurança da informação X cibersegurança: qual a relação
Para começo de conversa, a cibersegurança é uma parte da segurança da informação — e esta é voltada para a proteção de todos os dados da empresa, inclusive os físicos, como informações escritas.
Por conta disso, para garantir a segurança da informação, várias medidas são necessárias. As principais delas são:
-
- Normas para transportar computadores e equipamentos de trabalho e para acessar a rede da empresa a distância;
- Política forte de troca de senhas, garantindo que os colaboradores escolham senhas complexas, de forma a dificultar o acesso aos dados da empresa;
- Guia explicando quais informações podem ser repassadas a quais pessoas.
Já a cibersegurança abrange softwares, hardwares e redes, cuidando, portanto, da infraestrutura da empresa, de maneira que ela não fique vulnerável a ataques cibernéticos.
A cibersegurança protege os dados digitais da empresa, principalmente por meio de:
-
- Aplicação de antivírus nos computadores;
- Backups dos dados que estão nos servidores;
- Criptografia de dados;
- Assinatura digital.
Por que a cibersegurança é tão importante para pessoas e empresas?
Quem acompanhou a leitura até aqui pôde perceber que a cibersegurança é fundamental para proteger dados de organizações e pessoas contra ataques virtuais.
Os números reforçam a importância da cibersegurança.
Afinal, só na primeira metade de 2021, os ataques por ransomware, que permitem sequestrar dados de pessoas físicas e jurídicas, bateram recorde, sendo o Brasil o quinto principal país que é alvo dessa invasão.
Confira outros motivos que justificam a importância de se investir na cibersegurança!
Mantém a credibilidade do negócio
Proteger dados confidenciais, sejam eles corporativos ou pessoais, é imprescindível para o bom funcionamento e a boa reputação das organizações.
Isso independentemente do porte ou ramo de atuação das companhias.
Então, não caia na falsa sensação de que a cibersegurança representa um gasto. Na verdade, trata-se de um investimento e tanto para o seu negócio.
Torna os dados mais confiáveis
A cibersegurança traz mais confiabilidade aos arquivos de uma empresa, porque as ferramentas utilizadas na implementação dessa proteção permitem identificar as alterações realizadas nesses arquivos.
Então, se esses documentos forem modificados de forma maldosa, as alterações serão facilmente identificadas, o que favorece o reparo no sistema.
Traz vantagem competitiva para a empresa
Empresas que deixam vazar dados de clientes, além de terem de arcar com as sanções previstas na LGPD, ficam malvistas pelo público.
Então, garantir que a cibersegurança seja uma prioridade na sua empresa na certa a deixará em posição de vantagem no mercado.
Facilita o trabalho da área de TI
O investimento em cibersegurança acaba impactando positivamente a performance do time de TI da empresa.
Isso porque ele vai gastar menos tempo acompanhando tentativas de ataques e reparando falhas no sistema.
Para entender a importância da cibersegurança, basta fazer uma rápida reflexão.
Quantos dados você fornece às empresas em compras online? Pense em endereço, senhas, números de cartão de crédito e mais.
Todas são informações sigilosas e que devem ser protegidas com cuidado, longe de pessoas mal intencionadas na internet.
O mesmo acontece com as informações de negócios das empresas e governos: investimentos, balancetes financeiros e planejamentos devem ser guardados a sete chaves.
É aí que entra a cibersegurança, para garantir que tais dados só estejam acessíveis a quem possui autorização para isso.
Concientização em Cyber segurança: Este aqui também pode virar um card.
Veja o nosso tutorial para acesso, Clique aqui
Seguem alguns links importante:
Leia e fique por dentro:
Conscientização em Segurança da Informação – Clique aqui
FASCÍCULO – CÓDIGOS MALICIOSOS – Clique aqui
FASCÍCULO – COMPUTADORES – Clique aqui
FASCÍCULO – DISPOSITIVOS MÓVEIS – Clique aqui
FASCÍCULO – PROTEÇÃO DE DADOS – Clique aqui
FASCÍCULO – SENHAS – Clique aqui
FASCÍCULO – VAZAMENTO DE DADOS – Clique aqui
FASCÍCULO – VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS – Clique aqui